[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Um Ano Bom - Faria, Ana

By Unknown - 15:28

Boa tarde, leitores!!


Trazendo hoje as Primeiras Impressões do livro "Um Ano Bom" da querida autora parceira Ana Faria! Vocês podem encontrar mais posts sobre ela e suas obras aqui.





PÁGINAS: 231

SINOPSE: Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.


ONDE ENCONTRAR: SARAIVA - AMAZON - SKOOB - DIRETO COM A AUTORA


Só pela sinopse já percebemos que o livro trará risos e tensões numa medida deliciosa. Nada como um bom romance leve e complicado ao mesmo tempo, rsrs. Este livro é um dos que estou lendo este mês e está sendo perfeito para espairecer! Como a faculdade está pesando loucamente a leitura de literatura brasileira, eu tenho lido 2 ou 3 livros ao mesmo tempo e minha cabeça tem se focado em não pirar enquanto isso. Por isso que assim que peguei o livro da Ana para começar, soube que precisava mantê-lo como terceira leitura simultânea!

A narrativa é leve e fluida, acompanhando mais o rapaz, Chris, que a garota, Clara. Nos prende de uma maneira gostosa que nos faz continuar a leitura só pelo prazer. Não tem aquele desespero de conhecer a próxima página, mas te faz querer virá-la mesmo assim. Com certeza, uma descontração bem-vinda nas minhas leituras pesadas.

Como sabem, tenho o costume de ler 3 capítulos do livro (no mínimo) antes de fazer o post de Primeiras Impressões. Porém, "Um Ano Bom" foi tão tranquilo de ler, que em uma manhã, lendo no metrô e ônibus enquanto eu ia para a faculdade, sete capítulos se foram num jato! A história conta da chegada de Clara na nova escola e busca mostrar todos os preconceitos e discriminações que uma sala de aula pode conter. Assim que Clara chega, é desprezada por seu modo diferente de se vestir e seus cabelos mais que vermelhos. Julgamentos acontecem sem nem piscar. Porém, não só da parte dos que a olham, mas por parte da própria Clara, que decide assim que põe o pé na nova escola, que se fará invisível o máximo possível, em via de não ser importunada pelo grupo popular insuportável que ela julga sem hesitação que a detestará e a fará de brincadeira da vez. E é neste grupo que Christopher se encontra.

Imediatamente cativado pela diferença de Clara, mas também hesitante por seus próprios preconceitos, se vê impressionado pelo modo que ela o rejeita a todo momento. Não tem um momento que Clara o dê abertura para sequer um cumprimento, que dirá para conhecê-la melhor e tentar entender por que ela o atrai tanto.

Os personagens são bem legais, bem feitos em geral. Clara é uma menina de personalidade forte que tem muito a mostrar ainda, com muitos segredos guardados e um histórico complicado em seu passado. Podemos já ver que ela terá que passar por cima de muitos de seus preconceitos para conseguir lidar com o fato de que talvez, só talvez, ela esteja gostando do garoto popular.

Vemos vários esteriótipos no livro, como a garota popular que rechaça a garota nova só para marcar terreno; o amigo que primeiro julga depois pergunta; entre muitos outros tipos que encaramos todo dia pelas ruas.

Estou gostando bastante do livro e espero terminá-lo em breve para trazer uma linda resenha para vocês!

E aí, vamos ler comigo?

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários