[RESENHA #45] The Notebook - Sparks, Nicholas

By Soul dos Livros - 20:00

Resenhista: Vitória V. Lussari

Boa noite, leitores!!

Ultimamente tenho ao máximo tentado escrever os posts logo após o fim da leitura. Principalmente porque todos os sentimentos ainda estão vivos e eu não esfriei, podendo lembrar de partes que mexeram comigo que, talvez após algum tempo, já serão só mais algo bom do livro e não algo realmente especial.

Então, aqui estou eu, imediatamente após esta história maravilhosa que é “The Notebook”. Prontos ou não, lá vou eu!


Nota: 5/5

ONDE ENCONTRAR (versão BR): AMAZON - SARAIVA - SKOOB


SINOPSE: “Quando me sentei para planejar a história de Noah e Allie, muitos anos atrás, nunca imaginei aonde minha própria jornada me levaria. Embora tenha gostado de escrever todos os meus livros, sempre terei um carinho especial por Diário de uma paixão.” – Nicholas Sparks

Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça. Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos.

Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida ou se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo. 'Diário de uma paixão' foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico.



Como eu contei nas minhas Primeiras Impressões, eu me lembrava de algumas coisas sobre o filme inspirado no livro. Mas eu já tive outro livro do Nicholas Sparks o qual eu conhecia o filme antes de ler o livro – que foi “Querido John” – e, não só vários detalhes da história, mas também o final em si tinha sido tão diferente que eu li “The Notebook” determinada a não me deixar ser influenciada. Então, reconheço que algumas coisas que eu lembrava são diferentes, mas o que importa é o mesmo.

A mesma história de amor extraordinário que roubou meu coração logo quando comecei a ler as primeiras páginas. Noah e Allie é, sem dúvidas, um casal maravilhoso e cheio de vida. É aquele casal que te faz questionar como o universo pôde deixá-los separados por tantos anos. Mas também é um casal real. Um casal que sabe de todos os motivos para tudo que aconteceu, e precisa de um fechamento nessa história de amor revolucionário. Ambos se sentem assim, mas é Allie que, a algumas semanas de se casar, busca por Noah.

Quando penso na narrativa, ela ganha um toque todo especial para mim por ser em inglês e ter sido uma experiência deliciosa descobrir que minha leitura no inglês funcionava tão instintiva quanto no português. Após as primeiras páginas, eu sequer reparava que eu lia em outra língua, ou tentava traduzir, eu só lia e sentia a história se formando na minha cabeça, com as expressões de cada personagem e as expressões de cada rosto. Eu realmente estou extasiada com a experiência. Nicholas Sparks tem um toque muito bom para descrição, muitos detalhes com um toque de poesia, sem ficar incômodo ou irritante. Tudo que é descrito tem sua importância na percepção do olhar da personagem. É muito interessante. Como eu disse antes, a leitura é em terceira pessoa, ao narrar a história de Noah e Allie, mas em primeira no primeiro e último, quando Duke aparece.
O livro é muito profundo e revelador de se ler. Vemos duas vidas que seguiram separadas, mas com um fio prendendo-as tão profundamente, que nada era completo sem a parte que faltava. A história do passado é narrada em três dias. E são dias cheios de evoluções, ao mesmo tempo, que tem um toque delicado e simples.

Minha ideia de que Nicholas Sparks escreve romances incríveis com finais tristes não mudou ainda, rs. Saio com a mesma sensação de que saí de “Querido John”. Aquele saber de que li algo delicioso e ótimo, mas a tristeza de tudo o que se passou. Estou com essa satisfação, mas acho que acabei esperando algo além. Nada realmente importante, eu acho. Realmente estou satisfeita com a leitura que eu terminei. Esse livro com certeza não merece ser mantido na estante sem ser aberto. Recomendo para quem quer um romance arrebatador com um final profundo – e que aperta demais seu coração.


Muito obrigada!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários