[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Aika, A Canção dos Cinco - Lemos, Lúcia

By Soul dos Livros - 12:24

Boa tarde, meus leitores amados!

Inicialmente, quero me desculpar pela distância e sumiço nesses últimos 20 (?!) dias. Quem me conhece sabe que eu estava maluca e bagunçada com a mudança e com meu bico atual. Fevereiro tem sido um mês bastante puxado para mim, e agora nesse finalzinho, estou tentando dar mais uma guinada antes de voltar de cabeça para a faculdade. Muito obrigada pelo carinho e pela compreensão de todos meus parceiros e amigos :)

Um abraço especial e cheio de carinho para a Lúcia Lemos, também! É engraçada e animada, transbordou carinho desde o início de nossa parceria. Isso é muito especial para mim, gosto de sempre me relacionar com os autores o máximo possível. Obrigada!


ONDE ENCONTRAR: AMAZON 

SINOPSE: Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence à Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia. A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas… tudo isso sem ser reprovada no ensino médio. Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará para salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas também de si mesmo.



Assim que começamos a ler "Aika" sentimos que não é um livro comum. Primeiro porque as fortes influências da autora estão presentes a cada palavra. Já posso dizer com certeza que "Aika" me pegou com tudo pelo coração, só pela sensação de que estou entrando em um universo bastante familiar. Embora faça tempo que não tenho contato com a cultura, eu sempre fui muito próxima de mangás e animes. Ainda leio alguns que tenho em casa, quando a nostalgia bate. E meu veredicto inicial é que "Aika" me devolveu com certeza a vontade de ler mangás. Minha cabeça já está mirabolando como fazer resenhas de mangás, rsrs.

O livro começa com o Kurikara, uma das personagens principais, lutando uma batalha sozinho, contra vários e vários demônios no mundo mágico de Gattai. Somos imediatamente pegos pela tensão e dificuldade que ele passa. E o prólogo acaba com ele caindo em um lago, exausto após dar um grande golpe em seus inimigos. Entendemos que ele tem um tipo de maldição nas costas que tenta controlá-lo e um vilão que o quer para ele por seus poderes. Nas últimas frases do capítulo, vemos Kurikara afundando no lago, pensando que talvez seja melhor morrer, afinal, para seus poderes nunca mais serem usados contra os que ama.

Aika, a segunda personagem principal e de nome homônimo ao título do livro, aparece no próximo capítulo em um evento de anime fazendo cosplay justamente de Kurikara. Ela tem 16 anos e é fissurada pelo mundo dos mangás. Descobrimos, então, que no nosso mundo Kurikara não passa de uma personagem de um mangá, que conta suas aventuras com seus dois amigos Riko - uma assassina mais que habilidosa e sensacional - e Iruka - um príncipe de terras vizinhas, com poderes que controlam a água - ambos, no início, sendo somente guardas para que Kurikara não fosse controlado pela maldição durante sua busca pelos orbes que podem controlar as catástrofes naturais em Gattai.

De início parece que a história fica um pouco confusa, eu acabei realmente querendo saber muito mais do mundo de Kurikara do que o da Aika, mas é divertido como as coisas vão acontecendo. Aika mora no Japão, em uma vila litorânea e é mestiça; assim, sofre bastante preconceito dos japoneses e tem muitos problemas em sua escola. Já percebemos também que, embora ela tenha família, prefere morar sozinha e distante.

Aika começa a ter pesadelos com Kurikara, quase sempre acordando aflita e confusa. E certo dia, vê um de seus pesadelos refletido no mangá, como parte da história. Ela se assusta e pensa que pode estar ficando louca, mas percebe que Kurikara talvez exista, ao ver outro de seu pesadelo no próximo capítulo que é lançado. Assim, conforme Aika tenta descobrir o que fazer, percebemos que algumas coisas estranhas acontecem com ela, e a lenda da vila em que ela mora parece ter boas respostas. Vemos os primeiros elementos sobrenaturais quando ela decide que, se Kurikara, seu herói favorito e amado, pode estar em perigo real, ela tem que ajudar. E se envolve com a divindade da vila para conseguir um portal que a leva para Gattai.

Eu admito que, de início, achei a teoria bem fraca, meio que forçando um pouco a barra. Mas eu estava me divertindo tanto que não liguei muito para isso. Acho que o livro seria sensacional em mangá, porque o mangá ele já tem um toque fictício maior e menos formal, como um livro às vezes pede. Mas ao conversar com a autora, fui relembrada de como é difícil escrever um livro, que dirá ilustrá-lo completamente. Assim, tive que me contentar com o livro e algumas ilustrações lindas que estão espalhadas pelo livro. Amei os traços de Lúcia Lemos e realmente quero mais.

Algo que me incomodou um pouco no livro, que também quebra um pouco esta formalidade, são as exclamações no final de frases do narrador. Eu, pessoalmente, não gosto. Acho que quebra um pouco a concentração e imagino o narrador mais animado que eu para continuar a história, é um pouco estranho. Mas não tem me atrapalhado demais por enquanto, acho que conseguirei terminar o livro tranquilamente ignorando um pouco esse detalhe. Também estou tendo que me acostumar com outras particularidades da narrativa, pois ela várias vezes altera entre narrativa no presente e passado. Isso tem me deixado um pouco perdida, mas acho que não tem atrapalhado muito a leitura.

Por enquanto acho que "Aika" será um livro não tão profundo, vou continuar a leitura com mente mais aberta e despreocupada, sem criar expectativas. Acho que vai ser uma leitura divertida, embora não tenha muitas expectativas altas, e com certeza estou gostando de como a leitura me leva para meu mundo quase esquecido dos mangás.

Ansiosa para continuar a leitura! Obrigada!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários