[RESENHA #8] Querido John - Sparks, Nicholas

By Soul dos Livros - 21:00

Boa noite! Já passou no instagram ou no facebook para ler sobre o casal escolhido? Dia 2 #junhosoul



SINOPSE: Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte (EUA), John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar. 





"Querido John" foi o típico livro que li por gostar bastante do livro. Só li o livro uma vez e lembro de todas as diferenças que encontrei. Boas e ruins. Gostaria de fazer algo bem mais longo, mais detalhado, mas faz tanto tempo que já li, rsrs... Três palavras: novo, interessante, emocionante.

Esse livro foi minha primeira experiência com os livros do Nicholas Sparks e desde então acho que acabei pegando um pouco de preconceito com o autor, visto que ele parece gostar de ver seus leitores sofrendo legal, rsrs. Mas admito que, ainda mais agora que entrei em uma troca de livros com uma amiga que possui livros dele, estou dando para o querido Sparks uma segunda chance. Disposta a realmente ler algo dele em um futuro próximo. Alguma dica, aliás?

"Querido John" conta a história do casal John e Savannah, e a primeira coisa que realmente me cativou no livro foi o fato de ele ser narrado por um homem. É algo tão difícil de aparecer que me dá um novo ânimo para ler o livro, de verdade. Sempre gostei do filme, mas com o livro foi uma relação estranha de amor e ódio. Gostei de como a história é, poucas coisas que mudaram me fizeram gostar ou não do que acontecia, e acho que mesmo não odiando o final, fiquei com um pouco de rancorzinho pelo o que acontece.

John é soldado. Ele viaja servido ao exército em vários locais e conhece Savannah quando volta para casa em um de seus períodos de folga. A relação deles fica mais íntima e decidem manter contato por cartas. É realmente surreal e delicioso esta parte, eles têm que marcar as cartas porque John está em um lugar diferente a cada vez e nem sempre elas chegariam na ordem. Diferente do filme ele volta mais vezes para casa e chega a visitá-la na universidade. É uma relação cheia de problemas desde o início, mas de alguma forma sabemos que ele está tão apaixonado e disposto, que não pensa em outra coisa além de fazer a Savannah feliz. O enredo complica, tem também outro cara na jogada com um irmão que é autista, que é amigo há muito tempo de Savannah, Tim. O pai de John também tem alguns problemas e aparentemente é um pouco autista, e coleciona moedas. Tudo estava indo aparentemente bem com Savannah e John, quando as cartas param de chegar para ele. Ele não entende, fica quase três meses (acho que é isso ou mais) sem receber cartas e nós só sabemos que ele não consegue parar de pensar no que pode ter acontecido.

O livro é interessante e traz um olhar totalmente diferente sobre romances e amores. Algo que pode perdurar mesmo que estejam separados, ou não possam ficar juntos. John cresce e se torna uma pessoa melhor e nos envolvemos muito com tudo o que acontece com ele, por ser algo totalmente novo. É um soldado que se apaixona e tem que manter contato por cartas que podem não chegar, algo muito mais difícil do que às vezes nos é mostrado mesmo nos romances mais tristes. Por isso, e acho que só por isso, rs, eu ainda respeito Nicholas Sparks e o jeito que ele se dispõe a sempre mostrar novos lados de alguma coisa.

Recomendo para quem quer uma coisa nova, aviso que é triste, mas quem conhece o Nicholas Sparks já está vacinado, rsrs. Não recomendo para quem não tem paciência, pois várias coisas acontecem e para chegar no final tem que ter calma e ir lendo página por página. A narrativa não é lenta ou chata, mas são muitas coisas acontecendo e além de cotidianas podem ser tristes ou desanimadoras. É um livro lindo, porém.

Espero que tenham gostado e que voltem aqui amanhã ^^ Até!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários