[TAG] Livros Formadores de Caráter

By Soul dos Livros - 14:13

Galerinha, demorei para saber o que fazer com esse post que sobrou. Então decidi fazer uma TAG sobre os livros (e um mangá) que tiveram influência forte no jeito como vejo as coisas hoje. E também como eu sou, de modo geral! Vou colocar em ordem cronológica ;)

Fiquem comigo!! Todos os seguintes eu recomendo.

1- "Poliana", de Eleanor H. Porter

      
Acho que foi o primeiro que li que mudou algo não na vontade de ler (como eu já contei na TAG anterior) como o "Rangers - Ordem dos Arqueiros". Esse livro conta sobre uma menina que perde o pai (e já havia perdido a mãe mais cedo) e vai morar com a tia irmã da mãe, que não gosta nada dela (e ela nem sabe por que). Tudo parece perdido para Poliana. Não é permitido falar no pai, seu quarto é no sótão - quente demais ou frio demais - e pensamos que ela vai desanimar e teremos aquela história de menina injustiçada. Mas não. Ela tem um jeito diferente de ver as coisas. Com o "Jogo do Contente", torna as piores situações em algo "não tão ruim assim".

O "Jogo do Contente" é explicado quando ela conta de uma vez em que o pai recebeu uma caixa de doações para eles e Poliana queria muito uma boneca. Porém, para criança, na caixa, só havia um par de muletas. Ela ficou muito chateada, mas seu pai a disse: "Que bom, Poliana. Que bom que não está precisando das muletas, não é mesmo?". Este joguinho simples e encantador, ensina a olhar a tudo e todos pelo seu melhor lado.

Durante o livro outras personagens vão aparecendo, e a menina vai encantando cada vez mais tanto os leitores como as pessoas em volta dela. É animada, alegre, contagia a qualquer um. Outras histórias vão se emendando, como a de um homem que não sai de casa, a própria tia e seu rancor pelo pai da menina que não entendemos, coisas que acontecem com a Poliana. O final é bastante emocionante, fiquei meio chateada com o que acontece por eu ser menor na época, mas o final é lindo e acaba por ser feliz também.


2- "Rurouni Kenshin" ou "Samurai X", de Nobuhiro Watsuki


Esse é um mangá, um tipo de quadrinhos japonês - tenho meu lado fã de animes e mangás e doramas, admito, rsrs - e conta a história desse samurai chamado Kenshin. Ele lutou no Bakumatsu, a guerra que trouxe uma nova era, a Era Meiji, e foi uma grande revolução que envolveram os que aprovavam o novo governo e os que não aprovavam. Kenshin é o extraordinário Battousai, o Retalhador, um samurai que lutou na guerra e era um exímio assassino.

Porém, quando conhecemos Kenshin vemos alguém alegre, andarilho, com uma espada de lâmina invertida e um voto de não matar. Tem 56 volumes e eu recomendo para qualquer um que queira uma história inédita. É lindo, bons traços, cheio de conflitos psicológicos e o passado dele é... perturbador, de tão triste e bonito. Você muda enquanto lê, se apaixona pelas personagens que aparecem e se encanta e simpatiza com tudo o que o Kenshin passa.

Para fãs de mangás, essa é uma história que precisam ler.

3- "O Livro da Bruxa"


Gente, esse livro. Esse livro. Foi o que mais me maravilhou. Antes que pensem: "BRUXA? OLOCO", não tem nada a ver com esoterismo ou magia. É um livro reflexivo.

Conta a história de um médico e uma senhora paciente. Ela apresenta um novo modo de entender a palavra "bruxa" e "magia". É da mesma viés da Poliana e traz o "olhar por outro ângulo" e "aprender com tudo o que lhe acontece". A mulher intriga o médico e ele deseja aprender o que ela sabe. Uma mistura de sabedoria, encanto e aprendizado que te mostra um outro jeito de ver as coisas tristes da sua vida. Mas não sendo otimista como a Poliana, mas aprendendo e tendo paciência acima de tudo.

Em uma passagem eles estão na rua e o carro é fechado várias vezes. O médico, irritado, buzina e reclama. Ela pede que ele vá mais devagar. Conta que existem Mestres ou Anjos (como eu prefiro rsrs) que tentam nos ensinar a cada momento ruim. Desviam um caminhão da gente pra nos proteger, mas quando um perigo aguarda mais à frente, nos traz um obstáculo para que não precisemos passar pelo perigo depois. Sabe a história de: "nossa, se eu não tivesse esquecido minha chave em casa eu estaria no carro quando bateram nele", ou algo assim? Estes são os Mestres agindo. E ela ainda fala que sempre ficamos irritados com isso, por esquecer a chave, por perder a hora, por ter que diminuir a velocidade porque um velhinho tá passando. Mas deveríamos ter paciência, respirar, e aceitar que está tudo bem.

Para alguém um pouco temperamental e extremamente "azarada" como eu, esse livro me ajudou a ter um pouco mais de calma quanto às coisas que acontecem e ter paz em lidar com meus problemas. Um pneu furou? Vamos procurar um mecânico, pagar o conserto e ir embora para casa. Acontece. Não adianta ficar irritado, ou estressado, por algo sobre o qual não temos controle. Quem sabe o pneu não iria furar de um jeito mais perigoso, tirar o equilíbrio da moto, ou desviar o percurso do carro. Não dá para saber. O jeito é ter um pouquinho de fé e paciência.

4 - "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen


Esse livro não é só uma extrema e profunda paixão, é o primeiro livro mais sóbrio que eu li. O Livro da Bruxa, mesmo diferente, tem uma escrita muito leve e tranquila. Ela fala com palavras do dia a dia, sabe? Jane Austen é uma autora mais antiga, britânica, e tem o modo de escrever da época. Foi a primeira vez que me encantei tão completamente por uma história e já vi tantas adaptações para série e filme que para mim tudo é perfeito, rsrs.

Conta a história de duas irmãs, Jane e Elizabeth, enquanto demonstra as visões de mundo da época e o preconceito que pode haver ao conhecer alguém. Assim como o orgulho pode cegar as pessoas. A história é tão perfeitamente emendada e trabalhada que não sei como poderia resumir sem contar pontos estratégicos dela, rs. Jane se apaixona por um novo residente do Condado que é o Mr. Bingley. Ele alugou uma das mansões e chega com seu amigo aparentemente mal-humorado Mr. Darcy, suas duas irmãs nada agradáveis e o marido da mais velha. Conforme vai passando o tempo, Elizabeth acaba se envolvendo com este grupo em prol da irmã. Visita-os quando ela adoece e precisa permanecer na mansão, tem que lidar com o humor volúvel de Mr. Darcy e suportar as volúpias das irmãs arrogantes de Bingley, que é tão adorável como um cavalheiro poderia ser.

É o que posso contar. Alguma ideia de como é essa história vocês já devem ter. Minhas adaptações favoritas são em primeiro lugar a série da BBC "Pride and Prejudice" e o filme "Pride and Prejudice" de 2005, em que Keira Knightley é Elizabeth.

_______________________________________________________________________________________________________

Galera, esses são os 4 principais livros que mexeram comigo em questão de visão de mundo e espero que tenham se interessado e gostado!!

Para quem se sentir animado, faça também a sua listinha de "Formadores de Caráter"!
Até logo!

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ahh eu sou louca pra ler Orgulho e preconceito. Dai-me tempo, senhor... é livro demais haha

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, eu sou uma fã, admito rsrs. Mas falando sério, acho que para ler Orgulho e Preconceito tem que ter um pouquinho de paciência. As coisas legais começam a realmente acontecer mais na metade, porque antes vem meio que o backgroud sabe?
      Se tiver assistido o filme que eu comentei e gostado, acho que vale a pena ^^ É uma leitura que te transporta, rs.

      Excluir
  2. Oi Vi!
    Adorei o post e desses, já li "Poliana". Sabia que tem o "Poliana Moça" com a proagonista crescida?
    Gostei das dicas e apesar de ter algum medinho de ler Jane Austen vou dar um chance para "Orgulho e preconceito" ainda esse ano... os elogios são muitos!
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi! Eu tenho, mas não consegui ler ainda. Fiquei super curiosa, está na lista. Mas é claro que sempre compramos mais livros que podemos ler, então a tal lista (só com os que eu já tenho) está quase nos 15, ahhahah!
      Olha, da Jane Austen o único livro que li foi o "Orgulho e Preconceito" e sou tão apaixonada pelo livro que me divirto. Mas também tenho receio de ler outros livros, como o "Razão e Sensibilidade" que falam bem também.
      Dê sim uma chance a ele, e se quiser ter um teste, vale a pena assistir ao filme que eu comentei, porque dá uma animada, hehe.

      Excluir